MARIELA PITANGA RAMOS
O papel das universidades no bem-estar e na saúde da população de Alegre
As três instituições de ensino — FAFIA, UFES e IFES — são pilares fundamentais, com impacto direto e transformador sobre a sociedade

Mariela Pitanga Ramos*
“Tens a cultura das Faculdades,” afirma com orgulho o Hino de Alegre, ressaltando o papel central da educação para o município. As três instituições de ensino — FAFIA, UFES e IFES — são pilares fundamentais, com impacto direto e transformador sobre a sociedade, e devemos ter orgulho de todas elas. Atualmente, no campo da saúde, são oferecidos os cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Biologia, Farmácia e Medicina Veterinária, os quais se destacam pela qualidade e relevância para atender às demandas atuais e futuras de nossa comunidade.
Em seu sentido mais abrangente, a saúde resulta de diversos fatores, como alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, lazer e acesso aos serviços de saúde. Refletir sobre este conceito ampliado de saúde nos leva a considerar a importância de conectar o conhecimento acadêmico com as necessidades locais da população.
A educação superior, quando aliada ao compromisso com o desenvolvimento social, torna-se uma poderosa ferramenta de transformação social e fortalecimento do vínculo entre a academia e a comunidade. Gestores públicos e a população em geral devem se aproximar mais das instituições de ensino, pois elas ajudam a expandir o alcance e a efetividade dos projetos, além de promover o desenvolvimento social do município.
Em Alegre, as instituições de ensino estão beneficiando a população e, certamente, podem beneficiar muito mais pessoas se houver ações de comunicação mais eficazes, como campanhas informativas, parcerias com organizações e associações comunitárias, com meios de comunicação local, cartazes em locais de grande circulação e nos bairros, entre outras formas que se ajustem às diferentes realidades do território.
Dentre as ações desenvolvidas pelas instituições de ensino, destacam-se os projetos de extensão, programas de formação, palestras, ações culturais e esportivas, sempre com o objetivo de promover o bem-estar coletivo.
Abaixo, estão alguns projetos em andamento, levantados por meio dos sites institucionais, que demonstram a diversidade de temáticas abrangidas:
• Atendimento Nutricional de Indivíduos com Diagnóstico de Obesidade;
• Orientação sobre Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s);
• Oficinas em alimentação coletiva: um laboratório dietético em ação!
• Atenção nutricional ao indivíduo com diagnóstico prévio de doença cardiovascular;
• Atendimento nutricional com foco no comportamento alimentar;
• Implantação de práticas integrativas e observatórios no SUS;
• Atendimento e qualidade de vida do paciente idoso;
• Esportes: aikidô, futsal, ioga, defesa pessoal;
• Visitação ao Instituto Anatômico da Fafia;
• Plantão Psicológico para estudantes;
• Serviço de atendimento psicológico à população.
Para mais informações sobre acesso aos projetos, os interessados devem entrar em contato com as instituições de ensino e além disso é importante também provocar os gestores de saúde (Secretaria de Saúde e Unidades Básicas de Saúde) para estreitar as relações institucionais a fim de garantir a integralidade do cuidado.
FAFIA - (28) 3552-1412 e (28) 99958 – 8264 – secretaria@fafia.edu.br
UFES - (28) 3552- 8961 e (28) 3552- 8903 - secretaria.ccens@ufes.br
*Fonoaudióloga, Doutora em Saúde Coletiva e Pesquisadora no campo da Comunicação e Saúde.
COMENTÁRIOS