"Margeado" chega a Alegre com exibição gratuita na Biblioteca Municipal
Longa-metragem capixaba retrata impactos do rompimento de barragem e será exibido gratuitamente no dia 17 de maio.

O filme Margeado, longa-metragem de ficção dirigido por Diego Zon, será exibido em Alegre no próximo dia 17 de maio, às 18h, na Biblioteca Municipal da cidade. A sessão é gratuita e faz parte de uma programação especial que leva o filme de volta às regiões onde foi rodado.
A produção, realizada pela produtora De Repente o Rio, narra a dramática migração de uma vila pesqueira após o rompimento de uma barragem de lama tóxica. A partir desse desastre, a história se desloca do litoral para comunidades montanhosas do interior capixaba — como Alegre — refletindo sobre perdas cotidianas, a transformação do rio e a reconstrução de identidades.
Com forte apelo sensorial e narrativa que valoriza o tempo e a memória, o filme foi destaque na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em janeiro de 2025, e traz no elenco nomes como Antônio Pitanga, Danilo Andrade, Verônica Gomes, Suely Bispo, José Augusto Loureiro, Margareth Galvão, entre outros artistas, majoritariamente residentes no Espírito Santo.
Além de Alegre, Margeado será exibido em Povoação e Regência Augusta, distritos de Linhares, e também em Guaçuí, todas cidades que contribuíram com paisagens e personagens para o enredo. A exibição em Alegre conta com o apoio da Prefeitura Municipal e integra as ações viabilizadas pela Lei Paulo Gustavo, com recursos do Funcultura e do Fundo Setorial do Audiovisual/Ancine.
Serviço
O quê: Exibição do filme Margeado
Quando: 17 de maio (sábado), às 18h
Onde: Biblioteca Municipal de Alegre
Entrada gratuita (sujeita à lotação)
Classificação: até 10 anos
Sinopse:
O rio não é o mesmo. Tornou-se lama contaminada. Moradores de uma vila pesqueira enfrentam um futuro incerto após o rompimento da barragem. Yara e Dingue retomam a vida, permanecem e derivam na memória do lugar enquanto as águas correm as montanhas ante as forças indomáveis da natureza.
Contato e redes sociais:
Instagram: @derepenteorio.filmes
Facebook: derepenteorio
E-mail: contato@derepenteorio.com.
COMENTÁRIOS