MARIANNA MOURA SIQUEIRA
Autorresponsabilidade no processo saúde-doença
A autorresponsabilidade é a capacidade de assumir a responsabilidade por aquilo que nos acontece

Hoje, querido leitor, nossa conversa será muito séria e importante. Trata-se sobre a autorreponsabilidade no processo saúde-doença; A autorresponsabilidade é a capacidade de assumir a responsabilidade por aquilo que nos acontece... obviamente que muitas doenças não são preveníveis, mas, muitas são e nestas estará o meu foco.
Muitas pessoas dizem que a vida é um filme, e até concordo. Mas, precisamos ser protagonistas da nossa história. Assim também é no processo saúde-doença. Um termo que utilizo muito em meus atendimentos é sobre autorresponsabilidade. Conforme já mencionado acima, significa ser responsável pela suas ações, tendo consciência delas. Fato é que muitas pessoas se ausentam nesse processo e transferem a culpa, muitas vezes, da doença, do fracasso ou falha terapêutica ao médico ou a outro profissional. Quem nunca ouviu:
“A dieta não está dando certo!
Dra, eu tô gorda, mas, não como nada!
Esse medicamento está fraco!”
Atendo muitas pessoas com diabetes descompensada que não trazem para si a responsabilidade da necessidade da realização da atividade física e da reeducação alimentar associada ao tratamento adequado. Tal fato se dá também no processo da obesidade. Sem falar nos riscos associados ao tabagismo e mesmo assim o paciente mantém alta carga tabágica (muitos cigarros em uso)...
Sei que é até difícil falar, mas, participar das decisões clínicas também é dever do paciente! Ser claro do que é possível ou não num tratamento auxilia tanto na tomada de decisões quanto também nos resultados. E, principalmente, ter consciência do que pode ou não fazer para prevenir ou tratar algo.
Durante meus atendimentos, principalmente no que tange as condutas, eu pergunto: "Acha que consegue fazer? Algo que queira mudar? Você concorda?" Sabe por que? Porque você, leitor, na posição de paciente também tem que se responsabilizar pelas ações que favorecem ou desfavorecem sua saúde. Isso é ser protagonista.
COMENTÁRIOS