Seja bem-vindo
Alegre,30/04/2025

  • A +
  • A -

FELIPE PARAIZO DE LIMA

Marketing: muito mais que propaganda

Marketing: muito mais que propaganda


Marketing: muito mais que propaganda

Antes de começar no assunto propriamente dito, sendo este meu primeiro artigo, gostaria de salientar a importância do resgate do Jornal “O Alegrense”, não só como um jornal em si, mas como uma ferramenta e meio de comunicação para a cidade de Alegre e, por que não, para toda nossa região. Fico lisonjeado por estar contribuindo com esse excelente e ousado projeto. 

Meus breves artigos serão voltados para a Gestão das Pequenas empresas, tendo em vista minha formação acadêmica e minha experiência como consultor do Sebrae de mais de 12 anos. Nesse período, pude ver e viver a realidade de muitas empresas, algumas que existem até hoje; outras que se foram pelo caminho. 

A ideia é chamar a atenção para algumas questões básicas para incrementar a gestão do seu negócio. Mas é importante frisar que não existe “receita de bolo”. Se você quiser achar um mapa da mina para ter sucesso nos negócios, não vai conseguir! Cada empresa, cada ramo de atividade, cada gestor, tem sua particularidade e sua maneira de gerir o seu negócio. No entanto, há algumas atitudes básicas que podem e devem ser adotadas, para que se alcance o sucesso nos negócios.

Hoje, vou falar brevemente de Marketing. O assunto é vasto, mas quero apenas dar uma visão do que penso sobre o assunto.

A palavra marketing é normalmente vinculada a propaganda. Mas marketing não é só propaganda. É muito mais que isso. De forma simples: é você conhecer o seu mercado, saber do que as pessoas (clientes) precisam, definir o preço e oferecer o produto certo, na hora certa. É muito mais fácil vender aquilo que o cliente está precisando. Ora, parece simples, não é?! Mas até chegar nesse ponto tem muito trabalho a fazer.

É preciso adotar algumas estratégias básicas. Entre elas, definir o que você vende. O que parece óbvio, não é. Muitas empresas não sabem o que vendem. Nâo porque não conhecem o produto, mas não entendem qual a necessidade do cliente que o produto supre. 

Ligada a essa primeira questão, vem a próxima: qual o público você quer atender? Definir alguns aspectos ligados à idade, condição socioeconômica, estilo de vida, gênero, e vários outros é importante para que você possa planejar suas estratégias, incluindo aí propaganda, preço, onde vender, layout da empresa, capacidade operacional, logística, e muito mais. Kotler, um dos precursores do marketing moderno, chamou isso de “definição do público-alvo”. É importante ter em mente aquela velha máxima da vovó: Quem tenta agradar todo mundo, acaba não conseguindo agradar ninguém”.

Nos próximos artigos, pretendo adentrar um pouco mais a fundo nas questões relacionadas ao Marketing, como, por exemplo, como utilizar a propaganda nas redes sociais e “como fazer seu produto virar notícia”. Até breve.



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.