PRISCILLA FRANCO BARBOSA
Ansiedade: A Busca pelo equilíbrio emocional e relacionamentos saudáveis
Além de impactar o bem-estar emocional, a ansiedade também afeta a saúde física, podendo causar dores musculares, problemas digestivos e até aumentar a pressão arterial.

A ansiedade é um transtorno que afeta milhões de pessoas no mundo, e as mulheres, em especial, estão mais propensas a desenvolvê-la. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 9,3% da população brasileira sofre com transtornos de ansiedade, com uma predominância mais alta entre as mulheres. Fatores como pressão social, papéis de gênero e exigências emocionais contribuem para esse cenário. Quando combinados com dificuldades nos relacionamentos, esses fatores podem intensificar ainda mais a ansiedade.
Muitas mulheres que passam pelo atendimento psicológico, relatam sentir-se constantemente ansiosas. Elas compartilham sentimentos de insegurança, medo constante e estresse crônico. Esses sintomas tornam-se ainda mais intensos quando sentem que não conseguem estabelecer relacionamentos saudáveis. Isso prejudica a comunicação, gera a sensação de incompreensão e afeta o bem-estar emocional de forma significativa.
Além de impactar o bem-estar emocional, a ansiedade também afeta a saúde física, podendo causar dores musculares, problemas digestivos e até aumentar a pressão arterial. A ansiedade cria um ciclo vicioso: o sofrimento emocional nos relacionamentos agrava a saúde emocional, e, por consequência, torna a mulher ainda mais vulnerável a conflitos e desentendimentos.
O tratamento da ansiedade, especialmente em contextos de relacionamentos, exige uma abordagem acolhedora, individualizada e livre de julgamentos. O objetivo é conduzir o processo de forma que possam identificar as emoções envolvidas, senti-las e realizar o processo para transformá-las, ressignificando padrões de pensamentos que geram essas emoções negativas e ensinar técnicas de enfrentamento que promovam maior segurança emocional. Ter uma rede de apoio, como suporte de amigos e familiares, também é fundamental. Um ambiente seguro e compreensivo contribui significativamente para o processo de cura.
Vale ressaltar que, embora a ansiedade seja um desafio, ela é tratável. Buscar orientação profissional e priorizar o autocuidado são passos essenciais para a recuperação. Mulheres merecem viver em relações que respeitem seu bem-estar emocional, e a superação da ansiedade começa com a decisão de cuidar de si mesmas.
Conscientizar-se sobre a ansiedade, suas causas e tratamentos, além de adotar uma abordagem empática em relação aos desafios enfrentados pelas mulheres, é fundamental para a construção de relacionamentos mais saudáveis e equilibrados. Se você se identifica com esse contexto, saiba que pode buscar orientação, existem profissionais na área da Psicologia que podem te conduzir no processo de transformação. O cuidado com a saúde emocional é essencial para a felicidade e harmonia em qualquer vínculo.
FALE COM A PRISCILLA
Agende uma sessão gratuita e venha conhecer o meu método Ressignificando as Emoções.
Me siga no Instagram @psi.priscillabarbosa
Entre em contato através do telefone: 11 96888-0635
COMENTÁRIOS